POR QUE ESTUDAR NA ESCOLA NOSSA?

PORQUE AQUI NOS EDUCAMOS DE PERTO

Entendendo educação como processo compartilhado, aqui na Escola Nossa a proximidade é fundamental. Proximidade entre os alunos; entre os estudantes e os professores; entre os professores e a escola e, finalmente, entre as famílias e a instituição, em nome de uma educação harmônica e estruturada em vínculos entre pessoas. Acreditamos que toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva.

PORQUE AQUI TODOS SÃO REPRESENTADOS

Reafirmamos diariamente que visamos à educação, e, por isso, nos colocamos disponíveis à comunidade a que pertencemos. Ainda que composta por uma equipe, a Escola Nossa entende a importância da representatividade. Sendo assim, a instância deliberativa se dá através de um Conselho Pedagógico, constituído por membros representantes de seus segmentos internos. Esse é o espaço onde se pensa, estuda, organiza e decide toda a parte pedagógica da instituição. Para nós, essa é a possibilidade de asseguramos os interesses, necessidades e demandas de todos os setores da escola, ou seja, do coletivo. Já a ACEC, associação de familiares e professores, garante a participação dos seus membros no processo de tomada de decisão em âmbito administrativo por meio de reuniões e assembleias.

PORQUE AQUI O PRINCÍPIO EDUCATIVO É ASSEGURADO

A Escola Nossa se apresenta como uma instituição de ensino que não é organizada como uma empresa, não visa ao lucro e não tem dono. Ela é constituída por seus associados – mães, pais e professores. Ou seja, todos interessados e responsáveis pela educação.
Essa singularidade nos impulsiona a resistir às exigências do mercado quanto à competição, ao consumo e à individualidade, assim como a defender a educação democrática, transformadora, ética, fraterna, em que todos são criadores do seu trabalho.

PORQUE AQUI SOMOS CADA UM

Dentro desse coletivo, respeitamos e valorizamos a individualidade. Ter a possibilidade do livre exercício do pensar e do produzir nos instrumentaliza a trilhar um caminho próprio, singular e autônomo.
A liberdade quanto ao uso do uniforme é pautada justamente nesse valor: a possibilidade de exteriorizarmos a nós mesmos. A forma como nos apresentamos também é uma escolha, não deve ser padronizada, já que pertence a cada um.

PORQUE AQUI O PROCESSO FORMATIVO ACONTECE

Nosso Projeto Pedagógico é ousado por não seguir um modelo único, mas por se abrir à influência de vários educadores, principalmente no que se refere à intencionalidade, às metodologias ativas e às visões democráticas e humanistas. No compromisso de concretizarmos a nossa filosofia e os nossos princípios, nós, da Comunidade Escola Nossa, nos dedicamos permanentemente a grupos de estudo, aulas abertas, seminários, colóquios, formação continuada e à participação em redes, de espaços e propostas, que nos inspiram, nos alimentam e nos fortalecem.
O processo de formação continuada é um princípio institucional da Escola Nossa e visa a afirmação de uma cultura profissional e o protagonismo docente. Nessa intenção, reelaboramos periodicamente nosso projeto político pedagógico, buscando acompanhar os processos de mudança dos tempos e assumindo um compromisso além de pedagógico, o compromisso social.
Somos uma escola viva, um espaço permanente de reflexão, experimentação e estudo.

PORQUE EXPERENCIAMOS VERDADEIRAMENTE O PROCESSO DEMOCRÁTICO

A Escola Nossa proporciona aos seus alunos, familiares e professores espaços de participação nas decisões, assegurando a todos o poder da horizontalidade e o privilégio de colocar os pontos de vista na roda de discussão, e o de ser escutado. As decisões são amplamente discutidas e as mais relevantes são definidas em Assembleias Gerais. Os diretores e os vices, tanto do núcleo pedagógico, quanto da associação são eleitos por votação.
E por esse caminho, nos empenhamos para que a Escola Nossa se traduza como um ambiente livre de inibição do colocar-se, do falar em igualdade de condições, do diálogo, da diversidade, da explicitação interativa das vontades e de vozes coletivas.

PORQUE NOS RELACIONAMOS COM A NATUREZA, COM A ARTE E COM A POESIA

Somos uma escola que aposta numa educação que visa ressignificar a relação do homem com a natureza, a conscientização da identidade corporal em contínua troca com o ambiente e a valorização do execício da expressão criadora e do ser poético, através das manifestações culturais que possibilitam ampliação de repertório.
“É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente” – Simone de Beauvoir