Fundamental I

Nas turmas de 1o a 5o anos, as vivências de cada aluno, o diálogo, o estímulo à autonomia e os olhares sobre o mundo atravessam e conduzem o aprendizado. Para isso, convivem e compartilham crianças e adultos, na construção do conhecimento.
Além das disciplinas regulares, os estudantes participam semanalmente de atividades com professores especializados das seguintes áreas: Teatro, Artes, Música, Biblioteca, Inglês e Educação Física.
Além dos projetos de mais curto prazo propostos a partir da vivência em aula, são desenvolvidos os seguintes projetos permanentes.

Projeto Descoberta

Em 2013, a equipe pedagógica do Fundamental 1, repensando a sua prática, aprofundou o estudo sobre a pedagogia de projetos e criou o Projeto Descoberta. Alunos do 2o ao 5o ano, em grupos não seriados, desenvolvem pesquisas em torno de temas de interesse individual ou coletivo. Com o auxílio de tutores, constroem seus roteiros de aprendizagem e fazem suas descobertas, em uma permanente conquista da autonomia.

Livros Artesanais

Os textos produzidos por nossas crianças não ficam arquivados em pastas ou cadernos sem vida. Eles rompem os muros da escola e vão matar a sede de leitores que estão em locais onde livros quase não chegam. Desde 2013, através da Editora Nossa, as histórias são organizadas em livros artesanais e estes são enviados a um projeto de leitura que acontece no Delta do Parnaíba, no Piauí.

Roda de Conversa

São encontros semanais, onde cada turma se reúne com os professores para discutir questões do cotidiano e prática da semana, criando um espaço de diálogo, troca e reflexão, favorecendo uma convivência permeada no respeito e na diversidade.

Conselho em Classe

É uma prática em todo o Ensino fundamental ao final dos três períodos escolares. Garante a inclusão do aluno no processo de avaliação, posicionando-se de maneira crítica responsável e construtiva. Participam desse encontro: alunos e professores, a orientação educacional, estendendo-se a participação à direção, à coordenação e aos auxiliares de turno.

Fundamental I