titulo
A Escola Nossa é um espaço de aprendizagem participativa para a qual o aluno contribui com autonomia na medida adequada. Aqui todos têm seu papel no processo de aprender: direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, professores e alunos. Na prática, para o estudante, ser sujeito do conhecimento representa ser ouvido enquanto participa das propostas apresentadas, trazer ao grupo suas experiências e encontrar seu próprio caminho dentro de cada conteúdo estudado, construindo o conhecimento de forma sólida e contextualizada.
Com opção de horário parcial ou integral, aqui os trabalhos em grupo são frequentes, desenvolvendo os sentidos de cooperação e solidariedade através do exercício da troca de ideias e do respeito ao outro. O incentivo à autonomia também tem lugar especial no cotidiano da escola, onde o aluno participa ativamente de seu processo de aprendizagem e é estimulado a solucionar conflitos de forma democrática, através das Assembleias de estudantes e participação nos conselhos de classe, por exemplo.


O desenvolvimento das linguagens oral e escrita também é outro de nossos pilares, por acreditarmos que representa uma poderosa chave de interpretação e transformação do mundo. Para concretizar esse ideal de educação, buscamos a integração máxima entre as diversas áreas de estudo, com projetos interdisciplinares e abordagem do conteúdo didático

através de recortes temáticos transversais, partindo do princípio de que o conhecimento não se apresenta de forma compartimentada.

Nossas turmas são sempre reduzidas, aproximando professor e criança e facilitando o processo de aprendizagem. Além das avaliações formais por que passam os estudantes, com provas e trabalhos, a escola também emprega as avaliações processuais, que registram individualmente os objetivos alcançados pelos alunos, seu portfolio de trabalho e fichas de autoavaliação. Dessa forma, podemos identificar dificuldades e retomar imediatamente, em sala, conteúdos não atingidos. As avaliações são plurais, com a utilização de diversas linguagens (oral, escrita, gráfica, numérica e plástica) e acontecem durante todo o percurso escolar.

Na Educação Infantil, os conteúdos são organizados em três grandes áreas de saber: identidade e autonomia pessoal (construção da identidade e descoberta do corpo, de suas possibilidades e limitações); interação com o meio físico e social; comunicação e representação (afinal, são muitas as linguagens que possibilitam a interação entre o indivíduo e o ambiente). A própria criança, vista como um ser social que constrói cultura, é o nosso ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que estimulem os processos mentais característicos de cada faixa etária atingida pela Educação Infantil.
aulas

Além das atividades pedagógicas realizadas em sala, estão incluídas no currículo as aulas complementares:

  • Música
  • Psicomotricidade
  • Biblioteca
  • Informática
aula_extra

Inglês


inf_desce1inf_download1

turmas

  • Infantil 1 – 1 ano e 4 meses
  • Infantil 2 – 2 anos
  • Infantil 3 – 3 anos
  • Infantil 4 – 4 anos
  • Infantil 5 – 5 anos
horarios

  • Horário Parcial: 13h às 17h30
  • Horário Integral: 8h às 17h30
  • Horário Estendido: até às 19h, com banho e jantar

foto1
olho
foto2

foto3

O currículo do Ensino Fundamental prioriza o desenvolvimento amplo do aluno, estimulando todas as suas potencialidades. Além das disciplinas curriculares convencionais, nossos alunos participam de atividades teatrais e musicais e aprendem Culinária. Tais opções são guiadas por estudos nas áreas de Pedagogia e Neurociência que indicam a importância dessas atividades para o desenvolvimento cognitivo da criança. Tudo isso se concretiza no currículo através de uma perspectiva interdisciplinar e de uma forma de avaliação que inclui a pluralidade de linguagens, avaliações processuais e um número maior de atividades mensuradas, dando diversas chances ao aluno de retomar os objetivos propostos.
aulas_base

  • Português
  • Produção Textual
  • Inglês a partir do 6º ano
  • Espanhol (a partir do 6º ano)
  • Geografia
  • Matemática
  • Ciências
  • História
  • Educação Física
  • Acompanhamento Pedagógico/Reforço Escolar
aulas_comp

  • Música (apenas para o 1º ano)
  • Artes
  • Teatro
  • Informática
  • Biblioteca
  • Educação Física
  • Filosofia
aula_extra (1)

  • Inglês
  • Música – flauta doce (1º ao 5º ano)
  • Coral infanto-juvenil (1º ao 5º ano)
  • Treinos esportivos (6º ao 9º ano)
  • Coral de pais, professores e amigos
aulas_extraopc

  • Inglês


desce1fundamental

turmas

Fundamental I

  • 1º ano – 6 anos
  • 2º ano – 7 anos
  • 3º ano – 8 anos
  • 4º ano – 9 anos
  • 5º ano – 10 anos

Fundamental II

  • 6º ano – 11 anos
  • 7º ano – 12 anos
  • 8º ano – 13 anos
  • 9º ano – 14 anos

horarios

  • Horário Parcial:
  • Fundamental I: 13h às 17h30
  • Fundamental II: 7h10 às 12h40
  •  
  • Horário Integral:
  • Fundamental I: 8h às 17h30
  •  
  • Horário Estendido:
  • Até às 19h, com banho e jantar

foto1 (1)
foto2 (1)
olho (1)
foto3 (1)
foto4

foto5

Quem frequenta a escola em horário integral tem a manhã preenchida por atividades diversas com o acompanhamento dos professores regulares habilitados. Além do tempo reservado à realização dos exercícios de casa, o aluno se ocupa com aulas de teatro, vídeo, criação plástica, educação física e música, contação de histórias, jogos e brincadeiras, e leitura livre na biblioteca.
aulas

  • Teatro
  • Biblioteca
  • Culinária
  • Artes
  • Oficinas de Matemática
  • Dança


int_desce1int_download1

turmas

O horário integral atende às crianças do e do .

horarios

8h às 17h30

foto1 (2)
olho (2)

foto2 (2)


OHA
OHA_bottom (1)


facebook
serrilhado