Fundamental II

Com as disciplinas oferecidas, procuramos ajudar o estudante a adquirir maior autonomia tanto em seus estudos individuais, com a orientação de um professor para cada disciplina, como nos seus vínculos, amizades e relacionamentos com os colegas. A escola passa a ser um espaço importante nessa conquista.
Entendemos que para aprender sobre democracia, cidadania, autonomia, empatia, diversidade, dentre outros valores que acreditamos serem essenciais para a formação do estudante, precisamos vivenciá-los cotidianamente. Para isso desenvolvemos atividades e projetos que visam esta formação ampla do estudante.

Projeto de Artes

A disciplina de artes é oferecida através de um projeto onde estudantes do 6º ao 9º ano trabalham conjuntamente. Em cada período é oferecida uma das artes, entre música, dança, teatro e artes visuais.

Assembleia de estudantes

As Assembleias de estudantes ocorrem quinzenalmente. As pautas são definidas pelos próprios estudantes e eles mesmos organizam a condução do encontro. Assim vivenciam um ambiente democrático, aprendendo pouco a pouco a debater e a decidir assuntos do cotidiano escolar de forma participativa.

Café Literário

Três vezes ao ano é realizado o Café Literário entre os estudantes para que as diversas turmas compartilhem os trabalhos realizados na área de linguagens.

Music Opens Minds

Este festival de talentos foi criado pelos próprios alunos, que nas assembleias manifestaram vontade em ter um evento na escola voltado exclusivamente à faixa etária do Fundamental II. Eles elegeram o nome e o símbolo do festival (Music Opens Minds) e participam ativamente da sua organização. O festival acontece uma vez ao ano.

Recreio Criativo

Uma semana por mês, durante um recreio estendido de uma hora, os estudantes têm a opção de participarem de diversas oficinas oferecidas por qualquer membro da comunidade escolar (mães, pais, professores…).

Saídas Pedagógicas

As saídas pedagógicas são extremamente valorizadas para que, cada vez mais, o estudante aprenda sobre o território em que vive e o relacione com os assuntos discutidos e aprendidos na escola. Alguns exemplos de visitas realizadas: Praça XV no Rio de Janeiro, Teatro Municipal de Niterói, Planetário da Gávea, Fiocruz, Casa da Descoberta e UFF, UFRJ, Museus, cinemas e teatros.

Projeto Paraty

Viagem pedagógica realizada pelo 7º ano para estudo interdisciplinar em campo, envolvendo principalmente as disciplinas de Ciências e História. Realizamos visitas ao centro histórico, ao Quilombo Campinho da Independência e passeio para conhecimento da fauna marinha da região. Nesta viagem os estudantes se hospedam em uma casa alugada, revezando os cuidados com a limpeza e alimentação sob orientação dos educadores acompanhantes.

Projeto Ouro Preto

Viagem pedagógica realizada pelas turmas de 8° ano com o objetivo de ampliar os estudos sobre as cidades históricas mineiras, conhecendo-as de perto e vivenciando uma prazerosa volta ao tempo. Visitar o centenário aurífero, constatar as marcas da cobiça da Coroa, dimensionar a arquitetura, maravilhar-se com o barroco, sentir a atmosfera das ideias libertadoras que marcaram os poetas da época, são objetivos deste projeto. Para um envolvimento tão amplo, são necessários vários olhares, como o da História, Geografia, Artes Plásticas, Matemática e Ciências.
Escola Nossa - Fundamental 2