Quem somos

Somos uma comunidade escolar em que todos fazem educação e participam da tarefa de educar. As atividades pedagógicas/educacionais são planejadas e realizadas coletivamente, com ação e responsabilidade dos envolvidos: famílias, professores, estudantes, funcionários, coordenação , orientação e direção. Dessa forma, assumimos uma prática de educação participativa, em que todos são criadores do seu trabalho.
Cultivamos um ambiente intelectualmente desafiador, trabalhando na perspectiva de uma educação com qualidade, respeitável e construída a partir dos contextos da comunidade escolar.
O nosso objetivo é proporcionar aprendizagem com sentido e com vivências, pautada na troca de ideias e informações que valorizam e reconhecem o conhecimento já acumulado, dentro e fora do espaço escolar, como iniciador de um processo de elaboração, aprofundamento e aquisição de novas aprendizagens.
Nosso olhar não está centrado apenas no desenvolvimento cognitivo, por acreditar que relações assentadas no respeito e no compromisso, envoltas pelo afeto, permitirão um ser humano mais consciente e saudável, valorizamos as experiências individuais sempre ligadas às vivências de grupos.
O desafio do projeto Escola Nossa é cotidiano; requer envolvimento e visão coletiva; implica exercício do diálogo na resolução de questões que envolvam posições divergentes; insere seus participantes- crianças, jovens e adultos- na vivência política de sua cidadania; e resulta no prazer de estar participando, efetivamente, da construção de um projeto educacional que, juntos, buscamos torná-lo melhor em qualidade afetiva e cognitiva.
Sentir que o mundo não está pronto e sim aberto a leituras e releituras, ajustes e adequações, é princípio inerente ao nosso projeto educacional. Mais de 33 anos nos separam da fundação. Crescemos em histórias, vivências e experiências. Acompanhamos de perto as transformações de um mundo repleto de estímulos e contradições.
Da educação infantil ao ensino fundamental, nos empenhamos na formação de indivíduos que tenham capacidade e desejo de refletir sobre esse mundo que precisa ser profundamente compreendido e transformado permanentemente.
Escola Nossa - Quem somos