Nossa História

Em junho de 1987, um grupo constituído por professores, famílias e pessoas interessadas numa proposta de educação transformadora começou a se mobilizar para organizar uma alternativa de escola em Niterói.
A experiência profissional e a prática pedagógica dos professores somaram-se à vontade dos pais. E a partir dos estudos, debates e ações deste grupo formou-se a ACEC – Associação Comunitária de Educação e Cultura de Niterói, mantenedora da Escola Nossa.
E a Escola Nossa foi se constituindo a partir da vontade e do desejo de criar coletivamente uma escola – com ação participativa de todos os integrantes nos processos educacionais: famílias, estudantes, corpo docente, gestores e demais profissionais, assumindo uma prática libertária, antiautoritária, pautada na convivência dialogada, compromissada com a responsabilidade na formação cidadã.
A ideia comum do grupo apontava para uma escola onde o cotidiano se traduzisse num convite permanente à convivência, favorecendo um relacionamento participativo e dialógico, em permanente integração com a natureza e a cultura, construindo coletivamente o conhecimento.
E, em 7 de março de 1988, a Escola Nossa teve o seu primeiro dia letivo. Inicialmente situada numa aconchegante casa no Bairro de Fátima e após seis anos, transformou um sítio com mais de 5.000m2 de área verde, em Pendotiba, num espaço pedagógico concreto. Começávamos mais um movimento de produção de ambiente, de materiais pedagógicos e de envolvimento redobrado de todos para o início do ano letivo de 1994. Nesse espaço, a escola se mantém até o momento.
Portanto, há 33 anos essa ação transformadora da sociedade gerou, além de uma associação, uma escola. Uma escola sem fins lucrativos!

Escola Nossa - História